Atualmente, vislumbrando a redução de custos, mas não querendo abrir mão da qualidade do serviço, empresas têm buscado ainda mais a terceirização (outsourcing) dos serviços não estratégicos na rotina de trabalho. O setor de TI é o mais atingido por esta nova demanda do mercado.
A redução dos custos, a flexibilização do trabalho e a atuação de profissionais especializados são as principais necessidades supridas por essa nova tendência de mercado. O Outsourcing de TI, no qual as empresas terceirizam os serviços de manutenção, gestão, controle de sistema de informação e, em muitos casos, o fornecimento de equipamentos, traz além de uma confiabilidade maior na execução do serviço, o aumento da produtividade da equipe de trabalho, uma vez que o colaborador tem o seu foco mantido apenas nas suas funções desempenhadas.
Além disso, as variações econômicas sofridas pelo mercado levaram empresas a buscarem a redução de custos, por este motivo encontrar soluções que possibilitem a diminuição de despesas fixas sempre será bem-vinda. Em contrapartida, manter a qualidade do serviço e o desempenho das atividades de rotina nas repartições e escritórios têm sido cada vez mais exigidos no cenário atual de globalização e acesso à informação.
O setor mundial de tecnologia da informação gera uma receita total de US$2,03 trilhões. Sendo que no Brasil, o valor corresponde a US$38,5 bilhões, ficando o país na 9° posição mundial. Dente este e outros motivos, a terceirização da infraestrutura de tecnologia vem ganhando espaço na realidade das empresas.
Por que investir em Outsourcing de TI?
Os benefícios são inúmeros para este tipo de serviço, podemos citar alguns:
1 – Diminuição na alta demanda de investimentos;
2 – Foco nas atividades desenvolvidas pelo core business;
3 – Aumento na eficiência da atividades e qualidade da gestão;
4 – Redução de riscos com maior precisão na implantação de novas tecnologias;
5 – Maior controle do desempenho dos serviços e equipamentos;
6 – Flexibilidade com os valores de pagamentos por este serviço;
7 – Maior controle com os gastos de TI, caso não faça parte do core business;
Portanto, optar pela terceirização do setor de TI nas empresas vai muito além da redução de custos, uma vez que influencia diretamente no aumento da produtividade dos setores que não estão ligados diretamente com estas funções. Vale ressaltar ainda que atualmente o serviço de TI deixou de ser apenas uma área de manutenção, atuando agora diretamente na implementação de novas medidas e inovação nos serviços prestados.
Oferecer maior comodidade, agilidade e precisão na rotina de uma empresa são alguns dos benefícios imediatos e contínuos que o Outsourcing de TI traz. Possibilitando assim um foco maior para o core business da organização, o aumento da qualidade da produtividade e todo o suporte técnico e estratégico para o êxito da missão empresarial.
Veja Mais
Comentários